quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

A GRANDE BATALHA....

            Dia 25/08/1992, "Dia do Soldado" , perdi um grande guerreiro. Um "general" que, com sabedoria, amor e muita fé, comandou nossa família, perdi : meu PAI!
            Acometido por um câncer na próstata e residente numa pequena cidade do interior do Estado do Rio, o diagnóstico veio tarde. Já numa cidade com maiores recursos, o tratamento tornou-se ineficaz. Tudo foi feito: radioterapia, quimioterapia, hormônios femininos e por último a extirpação dos testículos. Nada conteve o avanço da doença. Um ano e meio de sofrimento que, nos últimos meses de vida, só foram atenuados com medicação a base de morfina. Foi triste. É triste. Em outras palavras: É HORRÍVEL!!!
            Em 2011, com 45 anos de idade, com a memória viva do meu pai e de seu sofrimento e sabendo que, HEREDITARIEDADE é um dos fatores da causa do câncer de próstata, comecei a fazer os exames de praxe: PSA e toque. Em 2010, com 54 anos de idade, o PSA atingiu 3,93 mg/ml, estava acima do suportável. Ao toque, foi constatado que não havia nenhuma nódulo. Com recomendação do urologista, foi marcado uma biópsia, mas dizem que: "quem tem c..., tem medo", adiei tal cirurgia. Talvez com receio do diagnóstico. FOI UM ERRO!
            Em julho deste ano, realizei outro exame. O resultado vocês podem adivinhar: AUMENTADO -  PSA T: 4,58 - L/T: 15,28 %, toque sem nódulos. APAVOREI. Depois de uma grande "bronca" do urologista, lá vai o "medroso" realizar a biópsia. A cirurgia é um pouco desconfortável mas, até aí tudo bem. Pela biópsia, foi constatado: "Próstata com volume aumentado, medindo 6,7 x 4,3 x 4,7 cm (L x T x AP) com peso estimado de 72,0 gramas, textura discretamente heterogênea. Apresenta cisto na linha media posterior, medindo 0,9 cm. Condiciona elevação do assoalho vesical por proeminência do lobo médio. Realizada biópsia prostática guiada por ultra som. Foram retirados 14 fragmentos de biópsia com agulha G-18, sendo 3 fragmentos dos terços médios e 2 fragmentos dos demais sextantes".
            RESULTADO DA BIÓPSIA: No ápice esquerdo: "ADENOCARCINOMA ACINAR USUAL, invasor de 01 fragmento de próstata (02 fragmentos enviados), grau de Glearson 7 (3 + 4), acometendo 15% do comprimento total do conjunto dos fragmentos enviados". Sabem o que estas palavras bonitas significam? Nada mais nada menos que: CÂNCER NA PRÓSTATA!
            Aí começa outra situação: Nós humanos, temos a mania errada de associar câncer com a morte. Sei que não é nada disso. Mas até alguém igual a mim que viveu tal fato, fez todos os exames necessários e sabia que mais cedo ou mais tarde seria diagnosticado como portador de câncer de próstata, quando está na frente do médico e pergunta: E aí doutor?... O médico responde: É câncer.... A pessoa TREME e TREME. Fica "sem chão". Naquele momento, passa na sua mente, o filme da sua vida. O que eu fiz? O que não fiz? Tenho tanta coisa para fazer!!! Mas, em quanto tempo? Esses segundos duram uma "eternidade"! Então começa a luta pela vida. O que pode ser feito? Qual o melhor tratamento? Todos são agressivos? Qual o mais eficaz e  menos agressivo? Vou ficar curado? São perguntas que todos fazem. E eu as fiz.
            Isto aconteceu no dia 17/08/2011. O médico, urologista, que fazia meu acompanhamento há 10 anos, respondeu. "A doença foi diagnosticada no início. Você tem todas as chances de ficar curado". Perguntei: E o tratamento? Respostas: RADIOTERAPIA que "pode num futuro próximo, haver atrofiamento da bexiga e algum sangramento anal". - CIRURGIA RADICAL que, "extraindo a próstata eliminará a doença, porém acontecerá incontinência urinária e comprometimento da ereção, causando impotência". Foi recomendado pelo médico, a segunda opção. Com isto, eu estaria urinando na roupa e impotente aos 55 anos de idade. Estaria "FERRADO". Ali mesmo no consultório, sabendo que nesses casos, o tempo é o principal inimigo, fiz um "balanço" entre a minha "potência" e a minha "vida". Optei pela minha vida! Esta, não seria só minha. Tenho filhas, netos. Acredito que poderia ficar entre eles, sendo útil por mais algum tempo. Marcamos a cirurgia para aproximadamente 03 semanas seguintes, dependendo apenas de mais alguns exames para serem realizados. Ao chegar em casa, tive a sensação que não morava ali. Eu não queria ficar naquela casa. Tinha que andar, mas para onde? O que eu teria para conversar com as pessoas?
            Passou algum tempo. Não sei se minutos, horas. Sei que ao anoitecer, estava pesquisando pela internet, sobre câncer de próstata. DEUS é grande, é o maior, é tudo. Iluminou-me após uma noite inteira de pesquisa, encontrei uma novidade entre os tratamentos disponíveis: o HIFU (clica nessa palavra), ou seja; ULTRA SOM DE ALTA INTENSIDADE FOCALIZADO. Esse tratamento é realizado através de uma sonda endorretal, onde as ondas de ultra som viajam através da parede do reto e são focadas na próstata. Essa focalização produz intenso calor e destrói o tecido dentro da zona alvo.
            Tal procedimento interessou-me por ser menos invasivo e praticamente sem sequelas. Após entrar em contato com a clínica, situada na cidade de Curitiba PR, enviei via e-mail, todos os exames que dispunha. A boa notícia veio através do Dr. Marcelo Bendhack, titular da mesma, afirmando que eu estava dentro do perfil para receber tal tratamento. No aeroporto fui recebido pelo Sr. Carlos, motorista particular do Dr. Marcelo que, no trajeto, respondendo inúmeras perguntas que lhe fiz, tranquilizou-me (um pouco) sobre tal tratamento que até aquela data, 31/08 e desde janeiro deste ano 2011, era realizado somente em Curitiba, no Hospital Nossa Senhora das Graças, pela equipe do Dr. Marcelo. Na clínica conheci nada menos que: o presidente da "Associação Latino-Americana da Uro-Oncologia" e um dos 06 membros, sendo o único médico brasileiro a fazer parto do "COMITÊ DIRETOR", da "Federação Mundial de Oncologia Urológica", os demais membros são do Canadá, México, Cingapura, Alemanha e Reino Unido. Estou falando do Dr. Marcelo Bendhack. ele mesmo. Isto deu-me mais motivação, devido tamanha a responsabilidade que ostentava tal profissional. Somente uma autoridade no assunto, poderia exercer tais cargos.
            A entrevista com ele foi tranquilizadora mas, houve um detalhe que não passou despercebido pelos olhos atentos  daquele profissional: O TAMANHO DA MINHA PRÓSTATA.  Estava muito aumentada e poderia tornar pouco eficaz a aplicação do HIFU. Foi decidido que seria feito uma redução naquele órgão. (Ressecção Endoscópica da Próstata). Tal procedimento foi realizado através da uretra, ficando internado por 06 dias e reduzindo a próstata para aproximadamente 25 gramas. Finalizada a internação, voltei para minha cidade, Ipatinga MG.
            Após 35 dias, retornei à Curitiba, onde o Dr. Marcelo juntamente com Dr. Júlio e uma equipe de excelentes profissionais, realizaram a segunda parte do tratamento, com a aplicação do HIFU. A cirurgia, com a graça de DEUS e o esforço dos profissionais, foi um sucesso. Retornei para minha casa mas, desta vez, com uma sonda colocada na bexiga, abaixo do umbigo e uma bolsa coletora de urina, com a qual permaneci por 30 dias.
            Hoje 23/11, estou sem a sonda e muito feliz! Estou perto dos amigos e das pessoas que amo. Pessoas estas que até algum tempo atrás, tinhas em seus olhares, um vazio, um infinito, uma incerteza sobre minha vida. Todas estas pessoas foram muito importantes nas minhas decisões e no meu restabelecimento, devido seus carinhos, cuidados e orações. Aguardo mais 30 dias para realizar um exame de PSA que, juntamente com a palavra das Autoridades médicas, comprovará definitivamente a cura daquele câncer.
            Neste blogger vocês vêem ao fundo, a oração do Paraquedista. Tenho orgulho de ter estado "nos céus" do Brasil, através da Cia de Intendência do 20º B Log PQDT, sita na cidade do Rio de Janeiro. Acostumado a lutas e principalmente nos 30 anos de Polícia Civil do Estado de Minas Gerais, enfrentei muitas batalhas, inclusive tiroteios, onde, trago em meu corpo as marcas da profissão que escolhi. Fiz dela o meu orgulho, razão de vida e todo o meu suporte para a criação de minha família. De todas as lutas que enfrentei, esta foi sem dúvida: A GRANDE BATALHA,.......da minha vida!
            Este depoimento tem por finalidade, mostrar para as pessoas, que não descuidem de suas vidas. Faça exames periódicos. Não deixe que as doenças dêem seus sinais, pode ser tarde. Sua vida é muito importante, para você, seus familiares, amigos e para mim, pois sem você, não preciso escrever, quem vai ler? Não é? Digo para todos os homens, principalmente aqueles que tem ou tiveram um pai ou irmão mais velho com histórico de câncer, para que esqueçam o "tabu", deixe de lado o preconceito, o machismo e façam os exames preventivos. É melhor uma dedada no c... do que uma pá de terra sobre seu caixão.
            Um abraço!!!!!